Era 1922 quando as Irmãs de São Francisco começaram sua missão, nos Estados Unidos, com o fim específico de atender aos descendentes de famílias lituanas que estavam migrando da Europa para as Américas, do Norte e do Sul, fugindo das calamidades da 1ª Guerra Mundial.
Para os que são forçados a deixar sua pátria é, sempre de suma importância, que não se percam os seus costumes, cultura, religião. Essa consciência foi que impulsionou as Irmãs de origem lituana a deixar a congregação de origem, da Sagrada Familia de Nazaré, e fundarem uma, especificamente para atingir esse objetivo.
O mesmo movimento migratório acontecia também no Brasil. Padre Pio Ragazinskas, Pároco na Colônia Lituana em Vila Zelina, SP, teve a inspiração de pedir a presença das Irmãs, para iniciarem uma missão no Brasil.
E foi assim que, em 1938, cinco jovens irmãs, residentes em Pittsburgh, havendo recebido o chamado, partiram para a Missão. Eram elas: Irmã Júlia, Irmã Carolina, Irmã Marcelina, Irmã Evangelista e Irmã Norberta.
Tiveram que enfrentar muitas dificuldades. Passar 30 dias em um navio, tentando vislumbrar um país totalmente desconhecido, sem conhecer o povo, sem saber a língua, eram algumas das suas preocupações e medo.
No dia 27 de agostos desembarcam no Porto de Santos. Eram esperadas com alegria, curiosidade e muita esperança. Um grupo foi recebê-las no porto e foram encaminhadas para as Irmãs Salesianas que as acolheram com carinho. Logo depois foram para o destino da sua missão: Vila Zelina.
Eram jovens e traziam em si grande ardor, entusiasmo, coragem e fé, sentimentos que caminhavam lado a lado com as inseguranças, medos e expectativas. Não lhes faltaram, porém, a presença amiga e o apoio de muitos.
E assim, logo iniciaram o trabalho missionário começando pela educação. Assumiram, por certo tempo, a Escola Lituana de Vila Bela. Em 1941 foi inaugurado o Externato Nossa Senhora do Carmo, em Vila Alpina, e dentro de pouco tempo já contava com mais de 500 alunos. Em 1952 foi inaugurado o Ginásio São Miguel Arcanjo, em Vila Zelina, que logo ganhou grande credibilidade.
Com a abertura do noviciado a congregação cresceu em número e em ministérios.
Em 1954 foi aberta Escola Pio XII, no bairro Paraíso, a pedido do Cardeal Dom Carlos de Vasconcelos Motta. Iniciou com apenas 7 alunas. A Escola dirigida pelas Irmãs americanas, logo ganhou projeção. O número crescente de alunos levou à aquisição de terreno e construção no bairro Morumbi. Com os olhos voltados para os empobrecidos, foi logo aberta a Obra Social Pio XII, para atender às crianças carentes do Paraisópolis e suas famílias, o que fez por 50 anos.
Hoje, a Congregação conta com quatro colégios de educação formal, uma obra social e diversas missões inseridas.
E assim a obra iniciada sob a proteção da Providência continua cumprindo sua missão.
Hoje, caminhamos, com alegria, confiança na certeza de que Deus caminha conosco.