Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
Santos Franciscanos - Junho

  • 02/06 - São Félix de Nicósia, da Ordem I
    02/06 - São Félix de Nicósia, da Ordem I
    Nasceu em Nicósia (Enna) no dia 05 de novembro de 1715. Entrou muito jovem na Ordem Franciscana Secular e, depois de repetidas recusas, com 28 anos foi recebido entre os Frades Menores Capuchinhos, dando, desde o começo, exemplo de admirável santidade. Obediência e mansidão, grande espírito de penitência, devoção fervorosa a Jesus Eucarístico, à Virgem Imaculada e ao Seráfico Pai São Francisco fora, as virtudes que nele resplandeceram em vivíssima luz. Teve o da profecia e realizou numerosos milagres. No dia 31 de maio de 1787 pediu ao seu superior a obediência de morrer; tendo recebido o consentimento só no terceiro pedido, permanecendo luminoso no seu doce sorriso, murmurou, pela última vez, “seja por amor de Deus” e, inclinando a cabeça, expirou. Leão XIII o incluiu entre os bem-aventurados no dia 12 de fevereiro de 1888, e Bento XVI, entre os santos no dia 23 de outubro de 2005.

    Oração:
    Ó Pai, que guardastes a humildade do vosso servo São Félix de Nicósia e lhe revelastes os mistérios do Reino, abri-nos à escuta do vosso dileto Filho, manso e humilde de coração, para sermos incluídos entre os pequenos do Evangelho e irradiarmos no mundo a luz da verdadeira sabedoria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 07/06 - Bem-aventurados Miguel Tomaszek e Zbigniew Strzalkowski, da Ordem I
    07/06 - Bem-aventurados Miguel Tomaszek e Zbigniew Strzalkowski, da Ordem I
    Zbigniew Strzalkowski nasceu em Tarnów (Polônia) em 1958. Emitiu os votos na Ordem dos Frades Menores Conventuais e, 1980 e foi ordenado presbítero em 1986; após exercer o cargo de formador no seminário de Legnica, ele deu início à missão da Ordem no Peru. Miguel Tomaszek nasceu em Lekawica (Polônia) em 1960; emitiu os votos na Ordem dos Frades Menores Conventuais em 1981, sendo ordenado presbítero em 1987; depois de um período de trabalho pastoral na Paróquia de Piensk, partiu para a missão no Peru. Na missão, os dois Frades serviram, por quase dois anos, a extensa paróquia de Pariacoto, confiada à Ordem, na diocese de Chimbote, onde procuraram criar comunidade franciscana a serviço do povo, visitando as aldeias nos Andes, entregando-se ao ministério pastoral e caritativo. Na noite de 09 de agosto de 1991, depois de um julgamento sumário, eles foram assassinados por guerrilheiros, nos arredores de Pariacoto.

    Oração:
    Ó Deus, que chamastes os bem-aventurados Miguel e Zbigniew, presbíteros e mártires, ao seguimento de Cristo a exemplo de São Francisco de Assis e os fortalecestes com o vosso Espírito até o pleno oferecimento da própria vida para o bem do povo que lhes foi confiado, concedei-nos, por intercessão deles, crescer no amor a vós e no serviço amoroso aos pequenos e últimos. Por Cristo, nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 08/06 - Bem-aventurado Nicolau de Gésturi, da Ordem I
    08/06 - Bem-aventurado Nicolau de Gésturi, da Ordem I
    Nicolau, cujo nome de batismo era João ngelo Salvador Medda, nasceu em Gésturi, na Itália, em 05 de agosto de 1882, na província de Cagliari, Arquidiocese de Oristano, no seio de uma numerosoa família de honestos trabalhadores e ótimos cristãos. A serviço do cunhado, após a morte de seus pais, foi acolhido na casa de sua irmã mais velha, empenhando-se nos trabalhos mais humildes do campo, distinguindo-se pela honestidade, piedade, ilibados costumes e austeridade de vida. Em 1911, aos 29 anos, munido de uma lisonjeira carta de seu pároco, foi acolhido entre os capuchinhos de Cagliari, recebendo o nome de Frei Nicolau. Ao término do noviciado, após emitir a profissão simples, em grande silêncio, com grande influência espiritual entre as pessoas, que acorriam a ele como a um verdadeiro homem de Deus. Morreu em Cagliari no dia 08 de junho de 1958. Foi beatificado por São João Paulo II no dia 03 de outubro de 1999.

    Oração:
    Ó Deus, que nos destes no Bem-aventurado Nicolai um exemplo de oração, de humildade e de silêncio a ser imitado, concedei-nos, por sua intercessão, possamos, com a nossa vida, anunciar Cristo aos irmãos e irmãs. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
  • 12/06 - Bem-aventurada Iolanda, da Ordem II
    12/06 - Bem-aventurada Iolanda, da Ordem II

    Nasceu na Hungria, pelo ano de 1235, e era filha do Rei Bela IV. Educada por sua irmã Cunegundes, casou-se em 1256 com Boleslau, de quem teve três filhas. Dedicou-se às obras de caridade, sobretudo para com os doentes e pobres. Com a morte do marido, ingressou num mosteiro de Clarissas, onde se distinguiu por sua humildade e contemplação das coisas do alto. Morreu em 1298.

    Oração:
    Ó Deus, que concedestes à Bem-aventurada Iolanda a graça de antepor às honras e às riquezas terrenas o humilde seguimento de Cristo, concedei-nos, por sua intercessão viver desapegados das coisas que passam, na confiante espera das realidades futuras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 13/06 - Santo Antônio de Pádua e de Lisboa, da Ordem I
    13/06 - Santo Antônio de Pádua e de Lisboa, da Ordem I
    Nasceu na cidade de Lisboa, em Portugal, pelos fins do século XII. Professou entre os Cônegos Regulares de Santo Agostinho, passando, pouco depois da ordenação sacerdotal, para os Frades Menores, a fim de se dedicar à pregação da fé entre os povos da África. Pregando com grande fruto na França e mais tarde na Itália, converteu muitos hereges e foi o primeiro a ensinar Teologia aos irmãos em sua Ordem. Escreveu sermões cheios de doutrina e unção. Morreu em Pádua, no ano de 1231.

    Oração:
    Deus eterno e todo-poderoso, que destes Santo Antônio ao vosso povo como insigne pregador e intercessor em todas as necessidades, fazei-nos, por seu auxílio, seguir os ensinamentos da vida cristã e sentir a vossa ajuda em todas as provações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 16/06 - Bem-aventurado João de Parma, da Ordem I
    16/06 - Bem-aventurado João de Parma, da Ordem I
    Nasceu em Parma, no ano de 1208, filho da nobre família dos Buralli. Entrou na Ordem dos Frades Menores com a idade de 25 anos. Por causa dos seus particulares dons intelectuais, foi enviado a Paris para estudar. Foi encarregado dos estudos teológicos da Ordem nas cidades de Bolonha, Nápoles e de Paris. No ano de 1247 foi eleito ministro geral e, nesse ofício, soube dar exemplo de muita humildade, prudência e de severa austeridade. O Papa Inocêncio IV enviou-o como legado pontifício a Constantinopla no ano de 1251 para estabelecer acordo de união com os gregos. Foi substituído por São Boaventura, em 1257, retirou-se no eremitério de Greccio, onde viveu uns trinta anos. Abandonou o seu eremitério para iniciar uma nova missão de reconciliação com a Grécia a pedido do Papa, mas durante a viagem adoeceu e morreu no dia 19 de março de 1289 na cidade de Camerino, onde foi sepultado na Igreja de São Francisco. O seu túmulo foi meta de peregrinações, e ele foi venerado como santo. O seu culto foi aprovado por Pio VI no dia 1º de março de 1777.

    Oração:
    Ó Pai, que destes ao Bem-aventurado João de Parma a graça de seguir Jesus Cristo pobre e humilde, concedei também a nós vivermos plenamente a nossa vocação batismal, para chegarmos à perfeita caridade, que nos propusestes em vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho na unidade do Espírito Santo.
  • 26/06 - Bem-aventurado André Jacinto Longhin, da Ordem I
    26/06 - Bem-aventurado André Jacinto Longhin, da Ordem I
    Jacinto Longhin nasceu em Fiumicello de Campodarsegom na Itália, em 22 de novembro de 1863. Professou os votos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1880, sendo ordenado presbítero em 1886. Em 1904, foi nomeado bispo de Treviso. Durante a Primeira Grande Guerra, foi um ponto de referência para a comunidade, os pobres, os soldados e os enfermos. Em 1928, foi nomeado arcebispo titular de Patraso. Faleceu em 26 de junho de 1936.

    Oração:
    Deus Onipotente e eterno, que concedestes ao Bem-aventurado André Jacinto Longhin edificar a vossa Igreja com o anúncio da fé cristã e da caridade pastoral, concedei-nos, por sua intercessão, sermos sempre testemunhas do vosso amor no serviço aos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 30/06 - Bem-aventurado Raimundo Lúlio, da Ordem III
    30/06 - Bem-aventurado Raimundo Lúlio, da Ordem III
    Raimundo Lúlio nasceu pelo ano de 1235, na cidade Palma de Maiorca, uma ilha independente, depois incorporada ao Reino de Espanha. Abandonando tudo o que é da terra entrou na Ordem Franciscana Secular. Inflamado do zelo das almas, tratou da fundação de missionários. Escreveu sobre quase todas as disciplinas humanas, sendo chamado de Doutor Iluminado. Tendo feito uma viagem para Bugia, na África, foi encarcerado e, depois de muitos maus-tratos, foi apedrejado. Recolhido quase exânime, por um navio, expirou quando aportava à Ilha de Maiorca, aos 29 de junho de 1315.

    Oração:
    Ó Deus, que distinguistes o mártir Bem-aventurado Raimundo com zelo pela propagação da fé, concedei-nos, por sua intercessão, manter firme até a morte a graça da fé que de vós recebemos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
 
 

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma