Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
Santos Franciscanos - Agosto

  • 02/08 -  Santa Maria dos Anjos – da Porciúncula
    02/08 - Santa Maria dos Anjos – da Porciúncula
    O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Aí deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas; e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra. Foi também aí que o Santo Padre alcançou a célebre indulgência, que os sumos pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas. Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus, instituiu-se também esta Festa Litúrgica, como aniversário da consagração da pequenina ermida.

    Oração:
    Fazei, ó Deus que, ao celebrarmos a gloriosa memória da Virgem Maria, Rainha dos Anjos, possamos também, por sua intercessão, participar da plenitude da vossa graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 07/08 - Bem-aventurados Agatângelo e Cassiano, da Ordem I
    07/08 - Bem-aventurados Agatângelo e Cassiano, da Ordem I
    Agatângelo Noury nasceu em Tours, na França, em 1598. Abraçou a vida religiosa em 1619, entrando na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Dedicou toda a sua vida às missões. Foi superior da missão do Cairo, onde muito trabalhou pela união dos coptas com a Igreja de Roma. Em 1637, foi superior da nossa missão na Etiópia, tendo como colaborador Cassiano Lopez Netto, nascido em Nantes, em 1607. Cassiano professara na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1623. Ambos, após poucos meses de atividade na missão, foram presos pelos abissínios e coroaram o seu apostolado com o martírio na cidade de Gondar, aos 7 de agosto de 1638. Foram beatificados pelo Papa Pio X.

    Oração:
    Ó Deus, que tornastes os mártires bem-aventurados Agatângelo e Cassiano exímios defensores da fé católica, concedei, por sua intercessão, que todos os povos, gloriando-se do nome de cristãos, cheguem à unidade da verdadeira fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 11/08 - Santa Clara de Assis, da Ordem II
    11/08 - Santa Clara de Assis, da Ordem II
    Clara nasceu em Assis, no ano de 1193. Era de família nobre. Tomando conhecimento da conversão de Francisco, desejou viver como ele. Revestida por ele com o hábito da penitência, na Porciúncula, retirou-se depois para a capelinha de São Damião, onde, orientada por São Francisco, fundou com ele a Ordem II. Levou uma vida de pobreza heroica e oração constante. Ela realizou com suas Irmãs o ideal contemplativo de São Francisco de Assis. Após longa enfermidade, faleceu aos 11 de agosto de 1253. Seu corpo se conserva intacto, exposto em urna de vidro, na Basílica construída em sua homenagem, em Assis.

    Oração:
    Ó Deus, que na vossa misericórdia atraístes Santa Clara ao amor da pobreza, concedei, por sua intercessão, que, seguindo o Cristo com um coração de pobre, vos contemplemos um dia em vosso reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 14/08 - São Maximiliano Maria Kolbe, Mártir da Ordem I
    14/08 - São Maximiliano Maria Kolbe, Mártir da Ordem I
    Maximiliano Maria Kolbe nasceu aos 7 de janeiro de 1894 na Polônia. Jovem ainda, ingressou na Ordem dos Frades Menores Conventuais, sendo ordenado sacerdote em Roma no ano de 1918. Levado por uma piedade filial a Nossa Senhora, fundou uma Pia União chamada “Milícia de Maria Imaculada”, que ele propagou amplamente, tanto na pátria como em outras regiões. Tendo chegado ao Japão como missionário, procurou dilatar a fé cristã, sempre sob os auspícios e a proteção da Virgem Imaculada. Finalmente, tendo voltado à Polônia, foi feito prisioneiro na Segunda Grande Guerra e, conduzido ao campo de concentração de Auschwitz em Cracóvia, suportou atrozes sofrimentos. Aí consumou sua dinâmica existência em holocausto de amor no dia 14 de agosto de 1941. Foi beatificado por São Paulo VI em 1971 e canonizado por São João Paulo II no dia 10 de outubro de 1982.

    Oração:
    Ó Deus, inflamastes São Maximiliano Maria, presbítero e mártir, com amor à Virgem Imaculada e lhe destes grande zelo pastoral e dedicação ao próximo. Concedei-nos, por sua intercessão, que trabalhemos intensamente pela vossa glória no serviço do próximo, para que nos tornemos semelhantes ao vosso Filho até a morte. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 18/08 - Bem-aventurados Luís Armando Adam e Nicolau Savouret, da Ordem I

    Durante a Revolução Francesa, 829 sacerdotes diocesanos e religiosos, que se recusaram a pronunciar o juramento da Constituição civil do Clero e desligar-se do Para e da Igreja de Roma, foram presos em Rochefort em dois navios de carga, que jamais zarparam para destino algum e se converteram em autênticas e sórdidas prisões. As penalidades suportadas por estes prisioneiros foram tantas que, depois de nove meses, os mortos somavam 547. Os testemunhos recorridos sobre os prisioneiros levaram a Igreja a declarar bem-aventurados, com o título de mártires, a 64 sacerdotes falecidos em Rochefort, entre os quais se encontram os Frades Menores Conventuais Luís Armando Adam e Nicolau Savouret, mortos em 13 e 16 de julho de 1794, respectivamente. Todos eles foram beatificados pelo Papa São João Paulo II no dia 1º de outubro de 1995.

    Oração:
    Pai de misericórdia, que manifestastes o poder da ressurreição do vosso Filho no martírio dos bem-aventurados Luís, Nicolau e companheiros, concedei-nos, por sua intercessão, sermos fiéis à vocação cristã e sabermos perdoar nossos inimigos. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 19/08 - São Luís de Tolosa, da Ordem I
    19/08 - São Luís de Tolosa, da Ordem I

    Filho de Carlos II, rei de Nápoles, e de Maria, filha do rei da Hungria, nasceu em 1274. Na juventude, quando refém do rei de Aragão, vivia na Catalunha, onde muito se familiarizou com os Frades Menores. Tendo recuperado a liberdade, despediu-se do mundo e do trono real. Ao mesmo tempo em que era feito Bispo de Tolosa, recebeu o hábito franciscano. Distinguiu-se pela pobreza, humildade e amor pelos pobres. Morreu em 1297.
  • 23/08 -  Bem-aventurado Bernardo Peroni de Offida, da Ordem I
    23/08 - Bem-aventurado Bernardo Peroni de Offida, da Ordem I
    Domenico Peroni nasceu aos 7 de novembro de 1604 em Offida, nas Marcas. Desde pequeno cultivou intensamente a piedade. Aos 22 anos, entrou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, competindo com os melhores na aquisição das mais belas virtudes franciscanas. Durante a sua longa vida, exerceu o ofício de cozinheiro, enfermeiro, esmoler, hortelão e porteiro. Aos 65 anos, foi mandado a Offida, onde trabalhou como esmoler, com alegria, como meio de penitência e apostolado para proveito das almas. Chegando a uma idade avançada e muito doente, transformou ainda mais a sua existência em oração e penitência. No leito de morte, recordou aos frades a obrigação de observar fielmente a regra, de amarem-se fraternalmente, de viverem sempre na paz e de terem grande caridade para com os pobres. Morreu em 22 de agosto de 1694. Foi beatificado por Pio VI em 25 de maio de 1795.

    Oração:
    Ó Deus, que no amor para convosco e os irmãos resumistes os vossos mandamentos, fazei que, na imitação do Bem-aventurado Bernardo de Offida, dediquemos a nossa vida ao serviço dos Céus. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 25/08 - São Luís IX, Rei, da Ordem III
    25/08 - São Luís IX, Rei, da Ordem III
    Nascido em 1214, foi feito rei da França aos 22 anos de idade. Casando-se , teve 11 filhos, aos quais ele mesmo deu ótima educação. Distinguiu-se pelo espírito de penitência e de oração, e por um grande amor pelos pobres. No seu governo, cuidou não apenas da paz dos povos e do bem temporal dos súditos, mas ainda do seu bem espiritual. Realizou expedições para a libertação do sepulcro de Cristo em morreu em Cartago, no ano de 1270.

    Oração:
    Ó Deus, que transferistes São Luís dos cuidados de um reino terrestre à glória do Reino do céu, concedei-nos, por sua intercessão, desempenhar nossas tarefas de cada dia, e trabalhar para a vinda do vosso Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
 
 

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma