Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

Votos de castidade, pobreza e obediência: tesouros da vocação

Os votos de castidade, pobreza e obediência são professados por pessoas que acolhem o chamado de Deus à vida consagrada. Saiba quais são os nossos votos!

Vocacional

29.08.2022 | 5 minutos de leitura

Votos de castidade, pobreza e obediência: tesouros da vocação

Você já sentiu em seu coração o despertar do chamado de Deus? Ou já vivenciou um sinal enviado por Ele? Se sim, você já deve ter procurado saber como é um processo vocacional. Ao querer aprender mais sobre, você deve ter se deparado com expressões como votos temporários ou perpétuos e votos de castidade, pobreza e obediência.

Mas o que significa tudo isso? O que é vida consagrada? Para aceitar essa vocação, é necessário professar esses votos? Se sim, quando fazemos isso?

Se você chegou até aqui com essas dúvidas, não se preocupe. Vamos explicar o que são os votos de castidade, pobreza e obediência e como eles são importantes para o processo vocacional da vida consagrada religiosa. Vem com a gente!

Vida consagrada: o que é?

Santa Clara e São Francisco de Assis são os maiores exemplos de consagrados a Deus que temos. Ambos foram chamados à vida religiosa, e acolheram o caminho que Deus havia preparado para suas vidas. Mas como isso acontece?

Em toda a vocação, há sempre uma renúncia a ser feita. Na vocação religiosa, após o processo de discernimento vocacional, professamos os votos temporários de castidade, pobreza e obediência. São esses os mesmos votos que Santa Clara professou quando seguiu o seu coração e se juntou a São Francisco de Assis na Igreja Porciúncula. 


A vida religiosa consagrada é uma vocação que desperta o desejo de pertencer totalmente a Deus, seguindo o Seu exemplo e aderindo inteiramente ao projeto do Reino anunciado por Jesus. É por isso que, através dos votos de castidade, pobreza e obediência, entregamos a nossa vida e tudo o que somos a Deus, incluindo nossas vivências, nossos bens, nossos sonhos e nossas angústias.

Tudo o que vivemos, antes de professarmos os votos, faz parte da nossa história, a história que Deus escolheu para vivermos. Após nos consagrarmos, iniciamos uma vida nova. Uma vida em comunidade, cultivando a oração, a caridade e o amor ao próximo, assim como nos ensina o Senhor em suas Sagradas Escrituras.

Após o processo de acompanhamento e orientação vocacional, a vocacionada ou o vocacionado é admitido no seu processo formativo. Na Congregação Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, esse processo é formado por tais etapas: animação vocacional, aspirantado, noviciado, postulantado, profissão temporária e formação contínua. 

Ao finalizar essas etapas, o vocacionado ou a vocacionada, visando seguir o exemplo de Cristo, realiza, em plena consciência e liberdade, a primeira profissão religiosa, emitindo os votos de castidade, pobreza e obediência. Vamos entender agora um pouco sobre os votos da vida consagrada? 

Quer saber mais sobre nosso processo vocacional? Clique aqui!


Votos de castidade

Quando falamos de castidade, falamos de uma escolha que centraliza a renúncia do matrimônio para nos colocar em unidade ao Senhor, oferecendo a Ele a renúncia dos nossos desejos corporais, nos fortalecendo para relações espirituais e pessoais para além do desejo puramente sexual. 

São Francisco de Assis nos ensina: “Conduzidos pelo Senhor, iniciem a vida de penitência, cientes de que todos nós estamos em contínua conversão”. Com corações indivisos, somos libertas para um amor universal expresso por uma vida de dedicação a Deus e ao trabalho com seu povo. 

Com fé no Filho de Deus que nos amou e se entregou por nós, vivemos não mais para nós mesmas, mas para o próximo. A vida de castidade consagrada, para nós Irmãs de São Francisco, cresce através do nosso compromisso de penitência, para purificar nossos corações de tudo o que possa se opor ao Reino de Deus.

Votos de pobreza

Um dos maiores ensinamentos que Deus nos deixou foi o da simplicidade e humildade. Ele nos deu o dom da vida, na qual viemos sem nada, e partimos também sem nada.

“Totalmente apegados à pobreza, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, não queiramos jamais ter nenhuma outra coisa debaixo do céu”. Assim como São Francisco diz, os votos de pobreza representam uma vida simples e de renúncia aos bens materiais.

O voto de pobreza nos leva a sermos conformes a Cristo, que se esvaziou a si mesmo por nossa causa. Partilhamos a nós e os nossos bens com os mais necessitados e defendemos os direitos do pobre que luta pela justiça. Desde que todo bem vem de Deus, nutrimos uma pobreza interior que nos impede de apropriarmos dos dons por Ele dados gratuitamente.

Santa Clara foi uma jovem que renunciou à nobreza de sua família para viver uma vida simples no seguimento a Deus. Conheça mais sobre essa história!  

Votos de obediência

Assim como os outros votos, o voto de obediência segue o exemplo de Cristo, que foi obediente à vontade do Pai e O glorificou por seu trabalho. Assim, como discípulas do Senhor, nutrimos o desejo de sermos enviadas aos necessitados e reconhecemos que nossa dedicação deve estar a serviço do bem comum. 

São Francisco nos aconselha: “E nunca desejem estar acima dos outros, mas sejam muito mais servos e súditos de toda humana criatura, por causa de Deus”, pois é com Ele e para Ele que fazemos a diferença na vida das pessoas.

Conheça mais sobre o nosso carisma aqui! 


Uma vida plena e feliz


Os votos de castidade, pobreza e obediência são professados com felicidade pelas Irmãs de São Francisco, pois compreendemos que a renúncia é um dos passos mais importantes para acolher a vocação à vida consagrada. 

A partir do momento em que uma irmã se sente preparada para professar seus votos, ela também está preparada para se tornar uma pessoa totalmente consagrada a Deus. 

Consagrar-se a Deus através desses votos significa, além de tudo, se abrir para uma vida plena, simples e feliz em Cristo. Somos chamadas a vivenciar o Reino dos Céus e ser testemunhas vivas do Amor de Deus por todos nós.

Está precisando de ajuda para discernir a sua vocação? Clique aqui e venha conversar com a gente!

Mais em Vocacional
 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma