Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

Irmãs de Toda a Criação: o Chamado da Campanha da Fraternidade

Confira, neste conteúdo, como a Campanha da Fraternidade 2025 nos convida a cuidar da Casa Comum. Entenda a relação com a espiritualidade franciscana, a ecologia integral e como ser uma semeadora de paz e esperança na criação.

Igreja

04.03.2025 08:00:00 | 6 minutos de leitura

Irmãs de Toda a Criação: o Chamado da Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade 2025 traz um apelo muito importante para todos os cristãos: cuidar da nossa Casa Comum. De modo especial, a proposta deste ano ressoa profundamente com a espiritualidade das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, pois se conecta diretamente aos 800 anos do Cântico das Criaturas, uma das mais belas expressões da fé e da relação harmoniosa com a criação renovada por São Francisco de Assis.

Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31), a campanha é promovida anualmente pela Igreja Católica no Brasil, buscando sensibilizar os fiéis para questões sociais, à luz do Evangelho.

Além da relação com o Jubileu do Cântico das Criaturas, o tema da Campanha da Fraternidade deste ano surge em um momento significativo para a Igreja, quando celebramos também os 10 anos da Encíclica Laudato Si", escrita pelo Papa Francisco para alertar sobre a necessidade do cuidado com o meio ambiente e com os mais pobres, e a recente  Exortação Apostólica Laudate Deum, que reforça essa mensagem.

Inspiradas por esses ensinamentos e pelo legado franciscano, neste conteúdo, vamos apresentar a você a Campanha da Fraternidade deste ano, mostrando como podemos reafirmar nosso compromisso de sermos semeadoras da paz e esperança, promovendo a ecologia integral e reconhecendo na natureza um reflexo do amor de Deus.

O que é a Campanha da Fraternidade?

A Campanha da Fraternidade foi criada por três sacerdotes responsáveis pela Cáritas do Brasil em 1961, e surgiu como um desejo de arrecadar fundos para ajudar os pobres. Realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962, em Natal (RN), a Campanha da Fraternidade ocorre durante este período litúrgico para lembrar que Cristo faz novas todas as coisas, e a fraternidade deve ser cultivada por nós em todo tempo.

Em 1964, ela foi lançada em nível nacional pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desde então, todos os anos, a Igreja no Brasil escolhe um tema para ser refletido durante este tempo, buscando educar para a vida em fraternidade, despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização e na promoção humana. 

Fraternidade e Ecologia Integral: O Chamado para Cuidar da Casa Comum

A campanha da Fraternidade nos incita a olhar para a criação com um novo olhar, reconhecendo a fraternidade desde as relações humanas até o cuidado com a Casa Comum. O tema “Fraternidade e Ecologia Integral” reforça que este cuidado é um compromisso de fé e uma responsabilidade coletiva, pois a harmonia da natureza reflete o amor e a presença de Deus.

Ao falar de ecologia integral, reconhecemos que tudo está interligado, ou seja, o que fazemos de bom, será visto, mas o que fazemos de mal, também. Dessa forma, precisamos agir com respeito à natureza, adotando atitudes que preservem os recursos naturais, promovam a justiça social e garantam um futuro sustentável não apenas para nós, mas também para as próximas gerações.

São Francisco de Assis já vivia a visão de ecologia integral em sua vida, enxergando a criação como um verdadeiro reflexo de Deus. Para ele, o sol, a lua, as estrelas, os animais e todas as criaturas eram irmãs, louvando a Deus em perfeita harmonia. Seu amor e respeito pela natureza nos inspiram a cultivar uma espiritualidade que não apenas contempla a beleza, mas também se compromete com sua preservação, como um ato de louvor e gratidão ao Senhor.

Saiba mais sobre a espiritualidade e os ensinamentos de São Francisco aqui.

O Cântico das Criaturas e os 800 anos de Louvor à Criação


Para nós, Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, é impossível falar de ecologia integral sem citar o belo Cântico das Criaturas, escrito por nosso pai seráfico.

Há 800 anos, São Francisco de Assis compôs um dos mais bonitos hinos de louvor a Deus por meio da criação. Redigida durante um período de enfermidade, essa oração revela a intimidade de Francisco com o Criador e a sua visão de fraternidade, vendo cada ser da natureza como um irmão ou irmã que proclama a glória do Senhor.

O espírito de louvor desta oração ecoa ainda hoje em nossos corações, inspirando-nos a viver a ecologia integral como um compromisso de fé. Diante das crises ambientais e sociais, essa mensagem se torna ainda mais urgente, e nos lembra que proteger a Casa Comum é um ato de amor a Deus e aos irmãos. 

Conheça o Cântico das Criaturas clicando aqui.

Laudato Si’ e Laudate Deum: A Visão do Papa Francisco sobre Ecologia e Fé

Em 2015, o Papa Francisco publicou a Encíclica Laudato Si’, uma carta que faz um convite a toda a humanidade: refletir sobre o impacto da degradação ambiental e da crise ecológica. O documento reitera a necessidade da promoção de uma ecologia integral, que une o cuidado com a natureza à espiritualidade e à nossa Casa Comum.

Oito anos depois, diante do agravamento da crise climática, o Papa reforçou essa mensagem com a Exortação Apostólica Laudate Deum. Nela, ele alerta sobre a urgência de ações concretas para enfrentar as mudanças climáticas, destacando a responsabilidade dos governos e das instituições, mas também chamando cada cristão a um compromisso pessoal com o cuidado da Casa Comum.

Tanto a Laudato Si’ quanto a Laudate Deum reiteram o mesmo apelo: é preciso cuidar da criação, respeitando, amando e fazendo a nossa parte pelo meio ambiente, afinal, como cristãos, somos chamados a ser instrumentos de paz e esperança, promovendo uma relação harmoniosa com toda a criação divina.

Como ser uma Semeadora da Paz e Esperança na Casa Comum?


Como Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, vivemos o compromisso com a ecologia integral por meio de uma vida simples e solidária. Para ser semeadoras da paz e esperança, buscamos apoiar práticas sustentáveis e cultivar boas relações com todos os seres, evitando desperdícios e respeitando os ecossistemas. 

E você também pode irradiar paz e esperança nesta missão fraterna, colaborando para a construção de um mundo mais justo e ecologicamente responsável, afinal, cada uma de nós é chamada a ser irmã de toda a criação.

Se você deseja conhecer mais sobre nossa Congregação, basta clicar neste link ou entrar em contato conosco pelos telefones: (11) 3501-0106 ou (11) 95114-0229. Caso prefira, também temos um e-mail: providenciadedeus2@gmail.com.

Venha viver a ecologia integral como Irmã de São Francisco da Providência de Deus.

Clique aqui e preencha seu formulário.

Paz e bem!

Acompanhe-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus. 

>>> Instagram, Facebook e YouTube

Mais em Igreja
 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma