Entenda o tempo de Deus no caminho vocacional
O tempo de Deus não é sempre fácil de compreender, mas é sempre bom e providente! Venha refletir conosco sobre a vivência dos processos na vocação.
Igreja
30.01.2023 11:44:00 | 5 minutos de leitura

Pelo menos 6 meses de aspirantado, mais outros 6 meses de postulantado, 2 anos de noviciado, cerca de 4 anos de juniorato, parece que nunca chegará o dia tão esperado dos votos perpétuos…mas não precisamos de pressa no processo vocacional, o tempo para Deus nunca se perde, ganha!
Você já percebeu que quando estamos dentro de um carro em grande velocidade, mal podemos enxergar o que se passa ao nosso redor até chegar ao destino? Apesar de nossa grande esperança ser a vida eterna, como poderíamos conservar esse presente dado por Jesus se passássemos a vida toda sentados de braços cruzados, apenas aguardando pelo fim da viagem.

"A vida não é tempo que passa, mas tempo de encontro."
Encontro com o outro
Nesse trecho de sua encíclica Fratelli tutti, o Papa Francisco reflete sobre a história do bom samaritano. Enquanto o sacerdote e o levita passam direto pelo homem ferido no caminho, podendo alegar que estavam apressados ou ocupados, o samaritano, o menos provável entre os três, foi quem parou e o acolheu, percebeu que a vida é o que tem maior valor. O Papa comenta que 'não querer perder tempo por culpa dos problemas alheios é sintoma de uma sociedade enferma, pois procura construir-se de costas para o sofrimento'.
Nosso padroeiro, São Francisco de Assis, também agiu no estilo do bom samaritano no momento em que teve contato com um leproso e beijou-o, percebendo ali o seu Senhor, sua conversão e sua vocação. De uma vida de riquezas e "diversões" passageiras, viu que o seu tempo somente era bem aproveitado quando estava junto de Deus.
Conheça mais sobre a história de São Francisco de Assis aqui!
Encontro com nós mesmos
Atualmente vivemos uma cultura do rápido, tudo está a um segundo de distância e deixa-nos mal acostumados quando é necessária a paciência para praticar a reflexão e o autoconhecimento. Muitas vezes, encontramos as respostas para a nossa vocação em nossa própria história, nos detalhes quase imperceptíveis Jesus está sempre nos acompanhando e revelando o seu propósito.
Precisamos de silêncio, oração, ajuda da Palavra de Deus, direção e/ou acompanhamento espiritual e muita perseverança em crescer nas virtudes. Queremos te ajudar a descobrir a sua vocação! Clique aqui.

E por que esperar? Na vivência dos processos podemos conquistar um amadurecimento que nos servirá para embasar as nossas decisões com bastante discernimento, sem contar apenas com sentimentos, que fácil e constantemente se moldam e mudam.
São Francisco também quer lhe ajudar no seu discernimento vocacional! Confira aqui alguns de seus pensamentos para viver esse momento junto do nosso amigo do céu.
Encontro com Deus
No livro de Eclesiastes (capítulo 3), aprendemos que: "Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu" e que "as coisas que Deus fez são boas a seu tempo". Há acontecimentos ruins que também fazem parte da nossa vida e, ainda assim, eles são importantes para construir quem somos. Em tudo Deus é Providente e pede-nos confiança de buscá-lo em primeiro lugar.
Reflita mais sobre a Providência de nosso Senhor, clicando aqui!
Entretanto, sabemos que o tic-tac do relógio costuma nos deixar bastante ansiosos e inquietos, esse tempo mensurável é o que os gregos denominaram de cronos. Já o tempo de Deus é um tempo diferente, denominado kairós, o qual está relacionado com a graça que vem Dele. Jesus encarnado deu-nos abertura a essa graça, de maneira que o nosso tempo possa se combinar com o tempo da graça de Deus, o eterno habita agora em nosso coração (Ecl 3, 11) e, assim, podemos viver em sintonia com os Seus planos para as nossas vidas, no momento oportuno.

Vale lembrar que o tempo da vocação desperta de maneira diferente para cada um de nós, podemos perceber isso na vida de vários santos e santas com conversões tardias, por exemplo. Mas para Deus nunca é cedo ou tarde, a vocação é sempre agora, mesmo que ainda estejamos caminhando em direção a ela, não nos tornamos franciscanas, somos franciscanas, nossa essência nasce e morre conosco!
Encontros Vocacionais
Ter um contato na prática com o carisma que nos toca o coração é uma experiência muito positiva para o nosso processo de discernimento vocacional, a proximidade permite esclarecer as dúvidas "direto na fonte" e compreender de perto como funciona o estilo de vida que, tão logo, pode ser também o seu.

Além disso, a possibilidade de fazer amizades com os mesmos propósitos que os seus pode facilitar o nosso caminho e torná-lo ainda mais especial, assim, ajudamos umas as outras a crescer até Deus!
Encontro com a vocação das Irmãs de São Francisco
A vocação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus é exercida na vida evangélica em comunidade, marcada pela pobreza, confiança no Deus bom e providente e na simplicidade e alegria do anúncio da paz.
Com inspiração em São Francisco e Santa Clara de Assis, buscamos ser instrumentos de amor eficazes ao Senhor, "convertendo-se continuamente a Deus e ao próximo".

As nossas etapas funcionam, resumidamente, deste modo: na animação vocacional, a jovem é instruída ao seu despertar e decisão; no aspirantado, é acolhida e, progressivamente, introduzida na vida e convivência; no postulantado, são melhor apresentadas as normas e costumes; no noviciado, tudo isso é vivido de maneira mais profunda e intensa; no juniorato ou profissão temporária, há a preparação final que culmina nos votos perpétuos e, consequente, formação contínua.
Aprofunde-se em nosso processo vocacional aqui!
O tempo de discernimento e preparação para viver a sua vocação é agora!
Paz e bem!
Quer conversar conosco sobre o assunto? Você pode entrar em contato com a nossa Congregação pelos seguintes telefones (11) 3501-0106 ou (11) 95114-0229. Ou, se preferir, fale com as Irmãs de São Francisco da Providência Divina através do e-mail: providenciadedeus2@gmail.com
Acompanhe-nos também em nossas redes sociais!





Mais em Igreja
04.03.2025
Irmãs de Toda a Criação: o Chamado da Campanha da FraternidadeConfira, neste conteúdo, como a Campanha da Fraternidade 2025 nos convida a cuidar da Casa Comum. Entenda a relação com a espiritualidade francisca...02.12.2024
Preparação para o Natal: Esperança e Fé no AdventoPrepare-se para o Natal e o Ano Novo com fé e esperança. Viva este tempo de espera e prepare seu coração para acolher Jesus.