Santa Clara e São Francisco: amigos da pobreza
A relação de Santa Clara e São Francisco de Assis talvez seja um dos maiores exemplos de amizade entre santos que temos registro. Uma relação repleta de amor, fraternidade e desejo de levar o Evangelho às pessoas, especialmente os mais pobres e necessitados. Clara e Francisco nos ensinam o verdadeiro sentido da amizade, nos mostram que, os amigos que temos por perto, podem nos direcionar para o Céu, e, juntos, podemos alcançar a santidade. Quer conhecer um pouco mais sobre a história de amizade destes dois santos fundamentais para a nossa Congregação? Continue a leitura!
Igreja
15.07.2024 08:35:00 | 4 minutos de leitura

O primeiro encontro
Tanto Francisco, quanto Clara, nasceram em famílias ricas, que podiam proporcionar a eles tudo o que desejassem.
Francisco, ainda jovem, abdicou de todas as riquezas e luxos para viver a pobreza, entendendo que Jesus se alegrava com essa decisão. Com o tempo, as pessoas da região começaram a ouvir falar de Francisco, dos seus feitos, da caridade e humildade que o rapaz exalava.
Anos mais tarde, quando Clara se tornou adolescente, passou a também escutar as pessoas falando de Francisco, e, inclusive, presenciou algumas de suas pregações. Naquele momento, ela se encantou com o estilo de vida que ele levava, e desejou o mesmo para si.
Descubra mais sobre a pobreza de Francisco que encantou a jovem aqui.
Depois de muito rezar e pedir discernimento a Deus, a jovem decidiu seguir os passos do rapaz. Então, entendendo que seus pais não concordariam com a decisão, no dia anterior ao seu aniversário de 18 anos, Clara fugiu de casa e foi ao encontro de Francisco, afirmando querer viver o desapego, a pobreza e a simplicidade, assim como ele vivia.
“É minha firme intenção viver só para Cristo, pobre como Ele” (Santa Clara de Assis)
Conheça mais sobre a história de Santa Clara clicando aqui.
Na Igreja da Porciúncula, em Santa Maria dos Anjos, os dois se encontraram, e naquele momento, Francisco cortou os cabelos da jovem, o que representava sua mudança de vida. Ela vestiu o hábito penitencial, professou votos de castidade, obediência e pobreza, consagrou-se Virgem e Esposa de Cristo, e passou a ser uma discípula de Francisco.

Amizade que só crescia
Santa Clara aprendeu muito com São Francisco, assim como ele aprendeu muito com ela. Os dois partilhavam de uma fraternidade muito especial, uma amizade pura, leal e que buscava a todo instante amar a Deus.
Porém, para além do sentimento de amizade, a jovem encontrou em Francisco um verdadeiro mestre, que lhe ensinou tudo o que sabia, e fez com que ela se aproximasse ainda mais do Senhor.
A relação entre os dois mostra que uma amizade firmada no amor por Deus nos motiva a buscar a santidade e a perfeição. Por isso, ter amigos que compactuam dos mesmos valores que os seus é um dos segredos para uma vida cristã ordenada e feliz.
Clara e Francisco partilharam inúmeros momentos felizes, de oração e fraternidade. Demonstraram, na prática, o valor e a importância de uma amizade alicerçada em Jesus.
Missões entrelaçadas
Com o passar dos anos, enquanto Francisco cuidava e guiava a Ordem dos Frades Menores no caminho da pobreza e humildade, Clara foi designada como líder da Ordem das Damas Pobres, hoje conhecidas como Clarissas - mulheres que vivem na clausura.
Ambas as Ordens cresciam em valores e vocações, e isso fortalecia a amizade dos santos, que foram passando suas missões de vida às demais pessoas que sentiam o mesmo chamado.
Clique aqui e veja o que Santa Clara nos ensina sobre seguir a vocação.
Os dois foram grandes amigos até o fim da vida de Francisco. Na ocasião, Clara, que orava incessantemente pelo amigo, pôde se despedir dele por meio da janela de seu quarto. Os Irmãos Menores levaram o corpo dele até o convento de São Damião, onde ela residia, e pela janela de Clara, ela tocou Francisco e deu adeus ao seu grande amigo.
Uma amizade inspiradora e exemplo para todos nós! O amor fraterno sentido e vivido por Clara e Francisco mostra o valor de um amigo: disponível a apoiar, orar, dar atenção e conselhos uns aos outros.
Neste mês que celebramos o Dia do Amigo, queremos que você reflita: Você tem sido uma boa amiga para os seus próximos? O que tem feito para estar mais disponível a eles?
Busque em Santa Clara e São Francisco de Assis o verdadeiro sentido da amizade, e seja para os seus amigos, o que eles eram um com o outro.
Paz e bem!
Você também pode conversar conosco sobre esse assunto entrando em contato com a nossa Congregação pelos telefones: (11) 3501-0106 ou (11) 95114-0229. Ou, se preferir, fale com as Irmãs de São Francisco da Providência de Deus por meio do e-mail: providenciadedeus2@gmail.com.
Acompanhe-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre nossa Congregação.

Mais em Igreja
04.03.2025
Irmãs de Toda a Criação: o Chamado da Campanha da FraternidadeConfira, neste conteúdo, como a Campanha da Fraternidade 2025 nos convida a cuidar da Casa Comum. Entenda a relação com a espiritualidade francisca...02.12.2024
Preparação para o Natal: Esperança e Fé no AdventoPrepare-se para o Natal e o Ano Novo com fé e esperança. Viva este tempo de espera e prepare seu coração para acolher Jesus.