7 conselhos do Papa Francisco para os jovens
O Papa Francisco ajuda os jovens e suas vocações com alguns conselhos importantes para dar o seu primeiro passo. Clique aqui e confira!
Igreja
05.05.2023 11:00:00 | 6 minutos de leitura

O Ano Vocacional que estamos vivendo em nossa Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, durante 2023, convida-nos a avançar para águas mais profundas.
O desejo de mergulhar na vocação, naquilo que Deus tem singularmente preparado para nós, pode existir em nossos corações, mas quando as dúvidas começam a surgir o medo pode encontrar razões para nos manter paralisadas no raso…
- Entenda melhor sobre como escutar, confiar e seguir a vontade de Deus, através da inspiração do nosso Ano Vocacional, clicando aqui!
Para isso, o Papa Francisco, sempre muito envolvido com os jovens, em sua fala para a XXXVI Jornada Mundial da Juventude, vem ao nosso encontro com alguns conselhos de como dar esse primeiro passo: "Levanta-te!".

Antes de passar para a reflexão da palavra (At 26, 16), o Papa inicia seu discurso pedindo aos jovens um coração aberto para que Deus possa nos surpreender, e também um coração comprometido e fiel em permanecer, não sendo "turistas da fé". Além disso, o Santo Padre comenta sobre abrir não apenas o coração, mas também os ouvidos, a fim de compreender a voz do Deus que nos chama, inclusive por meio da vida dos nossos próximos.
"Quando cai um jovem, de certo modo cai a humanidade. Mas também é verdade que, quando um jovem se levanta, é como se o mundo inteiro se levantasse. Queridos jovens, que grande potencialidade tendes nas vossas mãos! Que força trazeis nos vossos corações!".
Por que levantar-se?
O mal deseja nos derrubar, as tentações nos desestabilizam, fica difícil entregar-se com confiança à Providência.
Mas Deus deu aos jovens a coragem e a força, mesmo aos mais improváveis: à jovem Maria, confiou a missão de ser Mãe do seu Filho Único; ao jovem Davi, praticamente esquecido entre o pastoreio das ovelhas em comparação aos seus irmãos, tornou-o rei e o fez vencer gigantes, nem sua baixa estatura foi impedimento para isso; ao jovem João, enquanto os demais discípulos estavam escondidos e com medo, até negando seu Mestre, entregou o espírito de audácia, e ele acompanhou de perto o caminho da cruz; entre tantos outros exemplos que encontramos na Palavra e na vida.
Tendo o coração reconciliado com Deus, colocamo-nos em postura de assumir propósitos maiores do que podemos imaginar.

Por isso, essa coragem também está em reconhecer nossos erros, deixar de ser cego para o pecado, como Saulo na trecho bíblico que iremos refletir a seguir; ou como o filho pródigo, que precisou de bravura contra o seu próprio orgulho para deixar de comer as lavagens com os porcos, após ter gastado toda sua herança, e retornar ao abraço e a casa do Pai.
Se você já vive uma caminhada de perseverança com Deus, no entanto, pode acabar se fazendo esse questionamento com maior frequência, "Por que levantar-se?", afinal você nunca "caiu tão feio". Lembremo-nos, contudo, que assim como o relacionamento com o Senhor se faz no dia a dia, o recomeçar também é necessário nesse cotidiano, é assim que avançamos!
- Aprofunde-se neste tema do recomeço através da leitura clicando aqui.
Tende um encontro pessoal com Cristo
A leitura da conversão de São Paulo inicia com uma 'luz do céu, mais fulgurante que o sol, brilhando em torno de Saulo', a qual chama-o pelo nome, duplamente, e, então, transforma esse nome, tal qual faz uma completa mudança no homem que o possui, agora é Paulo.
O Apóstolo já tivera ouvido falar de Jesus antes, e provavelmente essas fontes que lhe informaram sobre Cristo deram-lhe conclusões erradas, mas o Senhor permite o confronto da sua infinita misericórdia com a ignorância daquele homem: "Por que me persegues?". Logo percebemos que o primeiro contato de Paulo com Cristo foi nos cristãos que perseguia, mas nunca havia superado a cegueira de fé sobre seus olhos até então.
"Será precisamente esta graça, este amor imerecido e incondicional, a luz que transformará radicalmente a vida de Saulo".
Deus dá o primeiro passo, mas precisamos atrever-se em perguntar quem chama, assim como fez Paulo, precisamos dessa oração simples, mas verdadeira e profunda, para descobrir o mistério de Deus e da vocação.

Por mais difícil que seja, ninguém está irrecuperável demais para o Senhor. Nunca é longe, nunca é tarde.
Reconhecendo-nos pequenos e frágeis, permitimos Deus agir e dar-nos um novo olhar e uma grande missão: ser sua testemunha no mundo, anunciando o seu amor que é maior do que todas as coisas!
Enfim, o resumo final da mensagem que o Santo Padre nos deixa nessa ocasião é:
1. “Levanta-te! Não podes ficar por terra a ´lamentar-te com pena de ti mesmo'; há uma missão que te espera!”.
2. “Levanta-te e testemunha a tua experiência de cego que encontrou a luz, viu o bem e a beleza de Deus em si mesmo, nos outros e na comunhão da Igreja que vence toda a solidão”.
3. “Levanta-te e testemunha o amor e o respeito que se podem estabelecer nas relações humanas, na vida familiar, no diálogo entre pais e filhos, entre jovens e idosos”.
4. “Levanta-te e defende a justiça social, a verdade e a retidão, os direitos humanos, os perseguidos, os pobres e vulneráveis, aqueles que não têm voz na sociedade, os imigrantes”.
5. “Levanta-te e testemunha o novo olhar que te faz ver a criação com olhos cheios de maravilha, te faz reconhecer a Terra como a nossa casa comum e te dá a coragem de defender a ecologia integral”.
6. “Levanta-te e testemunha que as existências fracassadas podem ser reconstruídas, as pessoas já mortas no espírito podem ressuscitar, as pessoas escravizadas podem voltar a ser livres, os corações oprimidos pela tristeza podem reencontrar a esperança”.
7. “Levanta-te e testemunha com alegria que Cristo vive! Espalha a sua mensagem de amor e salvação entre os teus coetâneos, na escola, na universidade, no trabalho, no mundo digital, por todo o lado”.
Esperamos que essas recomendações falem diretamente ao seu coração!

Vamos colocar os conselhos do Papa Francisco em prática na nossa vocação? Se Deus lhe chama para viver a espiritualidade franciscana, sendo sinal da paz e da Providência no mundo, não tema em dar mais o primeiro passo avançando na vocação: seja uma Irmã de São Francisco da Providência de Deus!
Quer saber mais sobre como descobrir a sua vocação? Temos um blogpost especialmente para você bem aqui.
Paz e bem!
Você pode conversar conosco sobre esse assunto entrando em contato com a nossa Congregação pelos seguintes telefones (11) 3501-0106 ou (11) 95114-0229. Ou, se preferir, fale com as Irmãs de São Francisco da Providência Divina através do e-mail: providenciadedeus2@gmail.com
Acompanhe-nos também em nossas redes sociais!




Mais em Igreja
04.03.2025
Irmãs de Toda a Criação: o Chamado da Campanha da FraternidadeConfira, neste conteúdo, como a Campanha da Fraternidade 2025 nos convida a cuidar da Casa Comum. Entenda a relação com a espiritualidade francisca...02.12.2024
Preparação para o Natal: Esperança e Fé no AdventoPrepare-se para o Natal e o Ano Novo com fé e esperança. Viva este tempo de espera e prepare seu coração para acolher Jesus.