5 curiosidades sobre Santa Clara de Assis
Clara foi a primeira mulher a seguir o estilo de vida franciscano. Ao conhecer São Francisco, ela se deparou não apenas com um mestre, mas também com um amigo, com quem partilhou momentos de alegria, dificuldade, fé e fraternidade.
Santa Clara e São Francisco de Assis são modelos religiosos para nós, Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, mas também devem ser exemplos para todos os católicos, afinal, assim como foi para eles, buscar a santidade deve ser nosso maior objetivo.
Neste mês em que celebramos as vocações e a festa litúrgica de Santa Clara, queremos levar você a descobrir curiosidades sobre a vida e o chamado desta santa tão importante para o nosso carisma. Vamos lá?
Igreja
26.08.2024 10:25:00 | 5 minutos de leitura

1 - Clara tornou-se santa apenas dois anos depois de sua morte
Os processos de beatificação e canonização costumam ser demorados. Porém, o exemplo e legado de Clara deixado ainda em vida, fez com que seu processo de canonização demorasse apenas dois anos após sua morte para ser finalizado.
O primeiro milagre atribuído à ela, inclusive, ocorreu ainda em vida. A história é que, certa vez, mais de cinquenta Irmãs estavam reunidas e não havia mais o que comer. Sentindo fome, a cozinheira recorreu à superiora Clara, contando que havia somente uma unidade de pão para comer.
Santa Clara, paciente em Deus, disse à cozinheira para que ela confiasse no Senhor e cortasse aquele pão em 50 pedaços. Obedecendo a superiora, assim a cozinheira fez, e, então, da mesma forma que ocorreu a multiplicação de pães e peixes retratada na Sagrada Escritura, também na cozinha das Irmãs o pão foi multiplicado e sustentou-as durante dias.
Um segundo milagre atribuído à santa ocorreu durante uma invasão em Assis, região em que morava. Na ocasião, Clara segurou o ostensório com o Santíssimo Sacramento e disse aos invasores que Jesus era mais forte do que eles. Tendo sido tomados por uma sensação de medo e pânico, eles fugiram. Inclusive, é por este motivo que Santa Clara é retratada com um ostensório na mão.

Outros milagres ocorreram e continuam acontecendo por intercessão de Santa Clara. Confiamos nela nossas dificuldades, medos e angústias, contando com sua mediação e cuidado sobre cada um de nós. Não hesite em recorrer à ela quando precisar!
Confira a bênção de Santa Clara aqui.
2 - Ela foi a primeira mulher a compor uma regra escrita

A regra escrita por Santa Clara foi enviada para a aprovação do Papa, e pedia para que o carisma franciscano fosse conservado nas novas Congregações e Ordens que estavam sendo criadas, inspiradas pelo modelo de Francisco e Clara. É a primeira regra escrita por uma mulher a ser aprovada pela Igreja.
Dentre as demais informações contidas na Regra, ela esclarecia que todos que quisessem viver segundo o exemplo franciscano deveriam: “Observar o santo evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem nada de próprio e em castidade”.
Conheça mais sobre os pilares da vocação e espiritualidade franciscana clicando aqui.
3 - Parte de sua família também entrou para o Convento
Para seguir o estilo de vida franciscano, Clara fugiu de casa antes mesmo de completar 18 anos, temendo que seus pais não fossem aceitar a decisão da jovem. Curioso é que, futuramente, suas irmãs, Catarina e Beatriz, seguiram o mesmo caminho e entraram para o convento.
A primeira foi Catarina, que dias depois da fuga de Clara, e com apenas 15 anos, fugiu ao encontro da irmã. A família não aceitou que duas de suas filhas tivessem fugido, então, foram atrás de Catarina para trazê-la para casa novamente, segurando e arrastando a jovem.
Conta-se que Clara não aguentou ver o sofrimento da irmã mais nova e pediu por uma intervenção de Deus. No mesmo momento, o corpo da jovem pesou e ninguém conseguiu arrastá-la, deixando-a no convento. Catarina então, passou a se chamar Inês, e assim como Francisco cortou o cabelo de Clara em sua chegada ao convento, fez o mesmo com sua irmã.
Tempos depois, sua outra irmã também foi para o convento, ao mesmo passo que, após o falecimento de seu pai, a mãe de Clara tomou a mesma decisão. Dessa forma, Clara, as duas irmãs e a mãe consagraram-se a Deus.
4 - Ela compôs uma bênção para as Irmãs Clarissas
Fundadora das Clarissas, Santa Clara criou uma bênção especial para as Irmãs:
“Bendigo-vos em minha vida e depois de minha morte, como posso e mais de quanto posso, com todas as bênçãos com as que o Pai de misericórdias abençoa e abençoará no céu e na terra seus filhos e filhas, e com as quais um pai e uma mãe espiritual abençoa e abençoará seus filhos e filhas espirituais. Amém.” (FF, 2856).
5 - O nome “Clara” foi escolhido por uma profecia

Clara foi a filha primogênita, por isso, não sabendo como seria o parto e a maternidade, sua mãe rezou pedindo para que tudo ocorresse bem. Ela então teve uma visão que lhe disse: “Não temas, senhora, pois darás à luz a uma luz que resplandecerá com maior claridade que um dia de sol”.
Então, em 16 de julho de 1194, a criança nasceu, e, em seu batismo, seus pais deram-lhe o nome de Chiara d’Offreducci.
Paz e bem!
Deseja conversar conosco sobre a vida de Santa Clara de Assis ou qualquer outro assunto que possamos te ajudar? Fale com a nossa Congregação pelos telefones: (11) 3501-0106 ou (11) 95114-0229, ou pelo e-mail: providenciadedeus2@gmail.com. Estamos sempre à disposição para lhe atender!
Acompanhe-nos também pelas nossas redes sociais!- Facebook



Mais em Igreja
04.03.2025
Irmãs de Toda a Criação: o Chamado da Campanha da FraternidadeConfira, neste conteúdo, como a Campanha da Fraternidade 2025 nos convida a cuidar da Casa Comum. Entenda a relação com a espiritualidade francisca...02.12.2024
Preparação para o Natal: Esperança e Fé no AdventoPrepare-se para o Natal e o Ano Novo com fé e esperança. Viva este tempo de espera e prepare seu coração para acolher Jesus.